quinta-feira, 31 de março de 2011

Curso de extensão foca na dificuldade de aprendizagem

Curso de extensão foca na dificuldade de aprendizagem

A Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) recebe inscrições para o curso de extensão "Aprendizagem Escolar: Ressignificando as Dificuldades". A atividade abordará os principais aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem, visando à construção de intervenções pedagógicas. Os encontros são voltados a professores e estudantes de licenciatura, psicologia e áreas afins. As aulas iniciam em maio e acontecem aos sábados, das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informa ções adicionais pelo telefone (51) 3320-3727 ou no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.



Oficina de Produção de Trabalhos Acadêmicos é tema de curso de extensão

Oficina de Produção de Trabalhos Acadêmicos é tema de curso de extensão

A partir desta sexta-feira, 1º de abril, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) recebe inscrições para o curso de extensão "Oficina de Produção de Trabalhos Acadêmicos". Oferecida na modalidade à distância, a atividade busca refletir sobre a questão da cultura acadêmica de produtividade científica, além de orientar os estudantes para a produção de trabalhos científicos.


Serão abordados temas como leitura, fichamento e levantamento bibliográfico, técnicas de redação de artigos, monografias e relatórios, entre outros. As aulas começam em junho e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail ead@pucrs.br, enviando cópia do RG e CPF e uma foto 3x4.


Informações na PUCRS Virtual, 9º andar do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3651 ou no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

9º Curso de Extensão Círculo de Cultura Indígena

9º Curso de Extensão Círculo de Cultura Indígena


Estão abertas, até dia 2 de abril, as inscrições para o "9º Curso de Extensão Círculo de Cultura Indígena", promovido pela Faculdade de Teologia da PUCRS (Fateo). Nas aulas serão tratados assuntos relacionados à cultura indígena e a conscientização das questões relativas a estes povos no Brasil.


Os encontros acontecem aos sábados pela manhã. As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

Luta pela abertura dos arquivos da ditadura militar

quarta-feira, 30 de março de 2011

Aventura da evolução humana em exposição do MCT

Aventura da evolução humana em exposição do MCT

Foi aberta oficialmente no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), na noite desta segunda-feira, 28 de março, a exposição temporária "Atapuerca: A Aventura da Evolução". Estiveram presentes, além do Reitor, Joaquim Clotet, o Cônsul-Geral da Espanha em Porto Alegre, D. Francisco Javier Collar Zabaleta, o diretor do MCT, Emílio Jeckel, o Diretor do Instituto Cervantes, Álvaro Martinez-Cachero Laseca, entre outros. Promovida pelo Museu, em parceria com o Instituto Cervantes e a Fundação Atapuerca, a mostra tem o objetivo de mostrar como eram e onde viviam os antepassados do homem, por meio de painéis informativos, fotos e dioramas.


As jazidas da Serra da Atapuerca ficam a 15 quilômetros de Burgos (Espanha), e foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano 2000. Trata-se do depósito mais importante do mundo em volume, qualidade e variedade de fósseis humanos. O sítio da Serra de Atapuerca representa um dos conjuntos arqueológicos e paleontológicos de renome mundial e concentra restos de três espécies humanas diferentes (Homo antecessor, Homo heidelbergensis e Homo sapiens), que contam mais de um milhão e meio de anos. Por meio dos fósseis de hominídeos e evidências materiais (ossos de animais e artefatos encontrados em Atapuerca) foi possível recriar ambientes e situações vivenciadas por nossos antecessores desde a conquista do fogo às práticas de canibalismo. A mostra já passou por capitais como Salvador, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Rio de Janeiro.


A exposição está localizada no terceiro pavimento da área de exposições do MCT e pode ser visitada até 14 de abril. O Museu fica no prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/eventos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

I Jornada de estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos

repassando... Infelizmente sem os anexos.

Pessoal:
Convidamos e solicitamos divulgação sobre a I Jornada de estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos.
Coordenação: Enrique Serra Padrós, Clarisa Sommer Alves, Caroline Silveira Bauer e Ananda Simões Fernandes.
Maiores informações no site do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.
Saudações,
Enrique Serra Padrós.

Aoa apaixonados pela mesopotâmia e mundo antigo

http://lapema.blogspot.com/