sábado, 12 de março de 2011

segunda notificação a respeito do blog

O Brasil na visão dos Americanos

O Irã não é o problema

Vídeo dividido em 8 partes. Ao final haverá link para a parte 2, e assim por diante.





http://www.youtube.com/watch?v=o1UedVMXiZ0

RESUMO LATINO AMERICANO:

http://www.resumenlatinoamericano.org/

DIÁRIO LIBERDADE:

Portal anticapitalista da Galiza e países lusófonos (atividade informativa anticapitalista):

Washington organiza rede estudantil contra a Venezuela, Cuba e Irã:

http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3823:washington-organiza-rede-estudantil-contra-a-venezuela-cuba-e-ira&catid=100:outras-vozes&Itemid=21

PLATAFORMA ANTI GUERRA, ANTI NATO:

Manifestação anticapitalista:

http://antinatoportugal.wordpress.com/2011/03/06/manifestacao-anticapitalista-em-lisboa/

IDENTIDADE CULTURAL:

http://www.conexaolusofona.org/

"Angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, guineenses, moçambicanos, portugueses, são tomenses, e quem mais quiser chegar, juntam-se em volta de uma mesa."

Notificação

Caros poucos visitantes do blog,
O socialista blog nada tem haver com a ideologia dita socialista (apesar dos simpatismos dos integrantes), assim como não tem apologia com as publicações da revista intitulada o socialista do século XIX. O nome do blog tem sua origem numa brincadeira ocorrida nos quadros das salas de aula da Faculdade Porto-Alegrense (curso de história), feita pelo aluno você sabe quem.
Abraços,
Dariva

Painel avalia os conflitos no Oriente Médio

Painel avalia os conflitos no Oriente Médio

O Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) promove na próxima terça-feira, 15 de março, um painel sobre os conflitos no Oriente Médio. A palestra abordará aspectos políticos, estratégicos e socioculturais dos conflitos atuais em vários países da região. Participam os professores Fernanda Bittencourt, Hermílio Santos e Maria Izabel Mallmann. Será às 19h30min, no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações pelo telefone (51) 3320-3555.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Regulamentação da profissão

Nessa quarta-feira, dia 2 de março de 2011, a profissão de historiador foi regulamentada! Segue a notícia. Abraços Rê Dariva.

A regulamentação da profissão de historiador foi aprovada, nesta quarta-feira (2), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso de graduação, mestrado ou doutorado em História.

Entre as atribuições dos historiadores, o projeto (PLS 368/09) lista o ensino da disciplina no ensino básico e superior; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.

A proposta já havia sido aprovada em decisão terminativa em março de 2010, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Mas a aprovação de emenda de Plenário do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e de requerimentos dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e do então senador Flávio Arns (PSDB-PR) fez a matéria retornar à CAS, bem como exigiu sua análise pela CCJ e pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Relator do projeto na CCJ, Flexa Ribeiro recomendou sua aprovação com o acolhimento da emenda de Alvaro Dias. A mudança proposta em Plenário simplificou uma das atribuições dos historiadores para a "organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História". O texto aprovado pela CAS detalhava os locais (empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de televisão) de realização dessa atividade.

- O texto original do inciso que se pretende alterar era excessivamente detalhista e enumeratório, o que depõe contra a generalidade, clareza e precisão da norma - explicou Flexa Ribeiro em seu parecer.

O relator reconheceu o "relevante" papel exercido pelos historiadores na sociedade e considerou que a inexistência de uma regulamentação pode abrir esse campo a profissionais de outras áreas sem as qualificações necessárias para desenvolver um trabalho adequado com objetos e assuntos históricos.

Iara Farias Borges e Simone Franco / Agência Senado

Café História

Galera, pra quem curte ficar on line, curte uma rede social mas está cansado das chatices do orkut, facebook e afins, tenho uma dica para todo estudante, professor, adorador, interessado e simpatizante de história: o Café História é uma rede social colaborativa voltada para o assunto e para os diversos assuntos que engloba falar de história.
Fica a dica ;)


Abraços,

Juliana

Sadhus indianos

Frédéric Gros

Entrevista de Frédéric Gros a respeito dos direitos biopolíticos para a revista do instituto Humanitas Unisinos
Acesse aqui

Tribos das margens do rio Omo, na África. Uma cultura milenar.

"A arte no seu maior grau de pureza com os dias contados..."
Fotos: Hans Sylvester (informação deste fotógrafo no final da apresentação)
Texto: Francisco Folco

A Canção dos homens

Lição de sabedoria africana...

Michel Foucault

Para aqueles que se interessam pelo trabalho de Michel Foucault há algusn grupos de estudos meio que perdidos pelos país hehehehe... em destaque sugiro as publicações da UFPE: http://grupofoucault.blogspot.com/ e da universidade Estadual de Maringá: http://gefuem.blogspot.com/2010/09/ple-promove-palestra-sobre-foucault.html

o espaço Foucault também é bem interessante: Acesse aqui

este grupo de estudos disponibiliza vários arquivos: http://geffoucault.blogspot.com/

- para aqueles que ficam ou ficaram babando pelos seminários e grupos que já existiram sobre a temática foucaultiana:
http://www.coloquiofoucault.ufu.br/programacao.html
http://www.ufsm.br/corpus/grupo_estudo/foucault.htm (sim aqui em Santa Maria!)
outro evento de 2008, este idealizado pela Rago na Unicamp
http://www.coloquiofoucault2008.mpbnet.com.br/por_uma_vida_nao_fascista.html

Recomendo assistirem o filme Foucault por ele mesmo, há no site da UFPE, assim como, no próprio youtube. Abraços

Teatro cemiterial e história

Este é um grupo de Porto Alegre que mistura a arte do teatro com a temática da arte cemiterial de Porto Alegre, assim como, a literatura. Abraços
Acesse aqui

Guia de mídia

site interessante com conteúdo dos principais jornais, revistas, etc de esfera nacional e internacional. Abraços.
http://www.guiademidia.com.br/

História em Filmes

Pessoal, entrem na lista de discussão historiaemfilemes do yahoo, lá postarei, mesmo que exporaticamente links de torrents e sites que disponibilizam filmes para baixar. Abraços

Foucault e a historiografia brasileira

Caros amigos(as),
Segue um artigo de autoria de Margareth Rago, uma das maiores especilistas sobre a temática foucaultiana. Já apresentou diversos trabalhos em seminários sobre Foucault na (Unicamp assim como outras instituições), e mantém igualmente um grupo sobre estudos foucaultinanos. Abraços.


O efeito-Foucault na historiografia brasileira
MARGARETH RAGO
Professora do Departamentode História do IFCH-UNICAMP
RESUMO: O artigo investiga as transformações nas concepções do que é história e, portanto, nas formas de estudá-la, após as proposições conceituais elaboradas por Foucault. A mudança do foco da análise dos fatos e eventos para as bases epistemológicas das formas de discurso que os conceberam enquanto tais, fará com que o historiador busque compreender os campos de relações de força nos quais se constituem os jogos de poder, e não mais se deter em uma suposta verdade documental.
UNITERMOS: história, hístoria documental, história nova, descontinuidade, subjetivação.
--------------------------------------------------------------------------------

Pensar diferentemente a História

Foucault revoluciona a História. Com esta frase polêmica e instigante, Veyne chamou a atenção dos historiadores para um movimento conceitual em curso desde os anos sessenta e para o qual ainda não havíamos tido olhares muito favoráveis (cf. Veyne, 1982). Éramos, assim, atingidos por vários lados: de um lado, este historiador-filósofo questionava uma rápida apropriação daquilo que, em Foucault, podia servir diretamente à produção historiográfica recente, a exemplo do conceito de poder disciplinar, excelente para pensarem-se as formas da dominação no cotidiano da vida social; de outro, forçava-nos a refletir sobre a abrangência do pensamento daquele filósofo, pensamento que excedia em muito nossas desatentas miradas.

História!

Sejam bem-vindos!

Boa Noite a todos!