quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mesopotâmia na internet

http://www.mesopotamia.co.uk/
Site do Museu Britânico
Bem didático da informações bem gerais sobre os períodos da história dos principais povos da Mesopotâmia, conta com joguinhos também para as crianças.

http://mesopotamia.lib.uchicago.edu/
Site do Museu do instituto oriental Mesopotâmico juntamente com a universidade de Chicago disponibiliza muito mais muito material sobre a sociedade mesopotâmica. O site está basicamente dividido em 4 subpartes: Vida na Mesopotâmia, Interativos, Coleção da Universidade de Chicago e Museu do instituto oriental Mesopotâmico, assim como uma seção de materiais para professores e cursos online.

http://www.nyu.edu/isaw/
Site do Instituto de estudos do mundo antigo criador do sistema ABZU/ETANA, que também é desenvolvido pela Universidade de Chicago.


http://mesopotamia.mrdonn.org/
Ancient Mesopotamia for Kids
O nome do site já diz tudo!!!

http://www.etana.org/home
Esse é básico para aqueles que tem interesse nessa temática, disponibiliza diversas publicações academicas e traduções de textos.


http://www.archatlas.org/Home.php
fundado pelo Professor de Arqueologia Andrew Sherratt, da Universidade de Oxford e posteriormente assumido por Sheffield, Reino Unido, utiliza a mais alta tecnologia de mapeamento como as do Google Earth e da NASA para mostrar os processos de surgimento da agricultura e urbanização de diversos lugares do mundo.

http://csanet.org/index.html
Site do Centro para o Estudo da Arquitetura e da Arqueologia está localizado em Bryn Mawr, Pensilvânia, USA.

http://www.jhu.edu/digitalhammurabi/

Esse eu descobri esse hoje...me apaixonei!!!
Mostra modelos tridimensionais de tabuinhas cuneiformes e diversas maneiras de apresentação para usos de pesquisas e didáticos.

Explorador:
mailto:Explorator-subscribe@yahoogroups.com
Basta mandar uma mensagem em branco para esta lista de discussão do yahoo para receber diversas informações via e-mail (ou com a visualização no site, ou resumos diários, hehehe) sobre a arqueologia e a história do Oriente Médio.

http://oi.uchicago.edu/OI/IRAQ/iraq.html
Tesouros Perdidos do Iraque
mostra alguns materiais perdidos com o saque do Museu de Bagdá em abril de 2003.

http://archnet.asu.edu/regions/neareast/NearEast.php
Site de arqueologia da Universidade do Arizona disponibiliza diversos sites para pesquisa.

http://oi.uchicago.edu/OI/IRAQ/sites/sitesintro.htm
Site de fotos feitas dos sítios arqueologicos situados no Iraque

http://iwa.univie.ac.at/

Esse site é uma coletânia de publicações à respeito da invação anglo-americana feita no Iraque em 2003 e suas consequencias para a herença arqueologica e histórica da região.

http://users.ox.ac.uk/~wolf0126/

Praticamente a mesma proposta do site anterior.

Lançamento do Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre‏ Moysés Vellinho

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho acaba de lançar seu novo Guia de Acervo, além de contar a partir de agora com um blog, um novo espaço para divulgação de suas atividades. Acesse agora
http://www.ahpoa.blogspot.com/ para realizar o download.

Fonte: http://www6.ufrgs.br/ifch/index.php?option=com_content&view=article&id=102:lancamento-do-guia-do-arquivo-historico-de-porto-alegre-moyses-vellinho-&catid=75:ifch&Itemid=50

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Marx e Engels ganham versão digital em português

Marx e Engels ganham versão digital em português

As obras de Karl Marx e Friedrich Engels serão lançadas em versões digitais em português. Com tradução diretamente dos originais, será a primeira vez que os principais livros dos dois pensadores estarão disponíveis para leitura em e-books no Brasil.

A Boitempo Editorial indica que os nove títulos da coleção terão também textos inéditos sobre a crítica marxista e chegarão em formato PDF com preço equivalente a 75% do valor da edição impressa.

A ideia é colocar à disposição para download todos os livros da coleção Marx-Engels, que terá neste mês o lançamento de O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, escrito entre 1851 e 1852. Os demais títulos da série são: Manifesto Comunista, A sagrada família, Os manuscritos econômicos-filosóficos, Crítica da filosofia do direito de Hegel, Sobre o suicídio, A ideologia alemã, A situaçã o da classe trabalhadora na Inglaterra, Sobre a questão judaica e Luta de classes na Alemanha.