sábado, 23 de abril de 2011
Sistemas de publicação de artigos via web
http://www.periodicos.capes.gov.br/
http://www.scielo.br/?lng=pt
http://www.periodicos.ufsc.br/
http://www.periodicos.ufrgs.br/
http://periodicos.pucminas.br/
http://www.periodicos.ufpa.br/
http://periodicos.uem.br/ojs/acta/periodicos/index.html
http://periodicos.unesc.net/
http://www.periodicos.proped.pro.br/
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao
http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/
http://seer.bce.unb.br/periodicos.php
http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=chs&page=login&source=%2FSEER%2Findex.php%3Fjournal%3Dchs
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Mesopotâmia na internet
Site do Museu Britânico
Bem didático da informações bem gerais sobre os períodos da história dos principais povos da Mesopotâmia, conta com joguinhos também para as crianças.
http://mesopotamia.lib.uchicago.edu/
Site do Museu do instituto oriental Mesopotâmico juntamente com a universidade de Chicago disponibiliza muito mais muito material sobre a sociedade mesopotâmica. O site está basicamente dividido em 4 subpartes: Vida na Mesopotâmia, Interativos, Coleção da Universidade de Chicago e Museu do instituto oriental Mesopotâmico, assim como uma seção de materiais para professores e cursos online.
http://www.nyu.edu/isaw/
Site do Instituto de estudos do mundo antigo criador do sistema ABZU/ETANA, que também é desenvolvido pela Universidade de Chicago.
http://mesopotamia.mrdonn.org/ Ancient Mesopotamia for Kids
O nome do site já diz tudo!!!
http://www.etana.org/home
Esse é básico para aqueles que tem interesse nessa temática, disponibiliza diversas publicações academicas e traduções de textos.
http://www.archatlas.org/Home.php
fundado pelo Professor de Arqueologia Andrew Sherratt, da Universidade de Oxford e posteriormente assumido por Sheffield, Reino Unido, utiliza a mais alta tecnologia de mapeamento como as do Google Earth e da NASA para mostrar os processos de surgimento da agricultura e urbanização de diversos lugares do mundo.
http://csanet.org/index.html
Site do Centro para o Estudo da Arquitetura e da Arqueologia está localizado em Bryn Mawr, Pensilvânia, USA.
http://www.jhu.edu/digitalhammurabi/
Esse eu descobri esse hoje...me apaixonei!!!
Mostra modelos tridimensionais de tabuinhas cuneiformes e diversas maneiras de apresentação para usos de pesquisas e didáticos.
Explorador:
mailto:Explorator-subscribe@yahoogroups.com
Basta mandar uma mensagem em branco para esta lista de discussão do yahoo para receber diversas informações via e-mail (ou com a visualização no site, ou resumos diários, hehehe) sobre a arqueologia e a história do Oriente Médio.
http://oi.uchicago.edu/OI/IRAQ/iraq.html
Tesouros Perdidos do Iraque
mostra alguns materiais perdidos com o saque do Museu de Bagdá em abril de 2003.
http://archnet.asu.edu/regions/neareast/NearEast.php
Site de arqueologia da Universidade do Arizona disponibiliza diversos sites para pesquisa.
http://oi.uchicago.edu/OI/IRAQ/sites/sitesintro.htm
Site de fotos feitas dos sítios arqueologicos situados no Iraque
http://iwa.univie.ac.at/
Esse site é uma coletânia de publicações à respeito da invação anglo-americana feita no Iraque em 2003 e suas consequencias para a herença arqueologica e histórica da região.
http://users.ox.ac.uk/~wolf0126/
Praticamente a mesma proposta do site anterior.
Lançamento do Guia do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho
Sex, 09 de Abril de 2010 00:17
O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho acaba de lançar seu novo Guia de Acervo, além de contar a partir de agora com um blog, um novo espaço para divulgação de suas atividades. Acesse agorahttp://www.ahpoa.blogspot.com/ para realizar o download.
Fonte: http://www6.ufrgs.br/ifch/index.php?option=com_content&view=article&id=102:lancamento-do-guia-do-arquivo-historico-de-porto-alegre-moyses-vellinho-&catid=75:ifch&Itemid=50
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Marx e Engels ganham versão digital em português
As obras de Karl Marx e Friedrich Engels serão lançadas em versões digitais em português. Com tradução diretamente dos originais, será a primeira vez que os principais livros dos dois pensadores estarão disponíveis para leitura em e-books no Brasil.
A Boitempo Editorial indica que os nove títulos da coleção terão também textos inéditos sobre a crítica marxista e chegarão em formato PDF com preço equivalente a 75% do valor da edição impressa.
A ideia é colocar à disposição para download todos os livros da coleção Marx-Engels, que terá neste mês o lançamento de O 18 de Brumário de Luís Bonaparte, escrito entre 1851 e 1852. Os demais títulos da série são: Manifesto Comunista, A sagrada família, Os manuscritos econômicos-filosóficos, Crítica da filosofia do direito de Hegel, Sobre o suicídio, A ideologia alemã, A situaçã o da classe trabalhadora na Inglaterra, Sobre a questão judaica e Luta de classes na Alemanha.