sexta-feira, 18 de março de 2011

Divulgando...

repassando um blog interessante...
http://giriavermelha.blogspot.com/
abraços!

Será???

Seria ridículo de minha parte, sugerir um debate entre governantes e governados? Estava pensando, será que nossas reivindicações são tratadas com a seriedade e sensibilidade que gostaríamos (ex.: estudantes se acorrentando como forma de protesto pelo aumento da passagem)?
Será utópico de minha parte propor que ao invés de questionarmos as inúmeras secretarias - cada qual com seus problemas administrativos e, dependentes da esfera federal - não questionemos os representantes da nação como um todo? Será que para isso, necessitaríamos de tempo disponível (o que não temos enquanto estudantes, trabalhadores e chefes de família), bem como de patrocínio financeiro para uma viagem até o Distrito Federal?

quinta-feira, 17 de março de 2011

Chamada REVISTA TEMPO E ARGUMENTO

Chamada
REVISTA TEMPO E ARGUMENTO
A Revista Tempo e Argumento (ISSN 2175-1803), publicação semestral on-line em Open Ascess, no sistema ahead of print e volume fechado do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), anuncia que recebe colaborações para os seus dois próximos dossiês:
- "Globalização e relações internacionais", correspondente ao volume 3, número 2, julho / dezembro de 2011.
- "Ensino de História", correspondente ao volume 4, número 1, janeiro / junho de 2012
Também solicitamos colaborações destinadas às seções "Artigos" e "Resenhas". Os interessados encontrarão maiores informações pelo sítio eletrônico da Revista: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/tempo
Comissão Editorial

--
Revista Tempo e Argumento
Setor de Publicações - DPPG
PPGH/FAED/UDESC

Cinema: A Visual Anthropology Gordon Gray

Cinema: A Visual Anthropology
Gordon Gray



Cinema: A Visual Anthropology provides a clear and concise summary of the key ideas, debates, and texts of the most important approaches to the study of fiction film from around the world.

Including selected, globally based case studies to highlight and exemplify important issues, and suggested Further Reading for each chapter, Cinema will be essential for students of anthropology and film.

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA

Vale lembrar que a ANPUH como esse ano fará 50 anos terá uma diversidade de temáticas...eu quero ir!

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA
ANPUH 50 anos
São Paulo, 17 a 22 de julho de 2011.
Universidade de São Paulo (USP)
Cidade Universitária

01 de janeiro a 21 de março de 2011

Inscrições de trabalhos nos Simpósios Temáticos aprovados.

01 de janeiro a 30 de junho

Inscrições nos Minicursos.

01 de abril a 11 de julho

Inscrições de ouvintes.

As instruções para inscrição de trabalho em Simpós=o Temático estão no site do Simpósio no link Simpósios Temáticos e para visualizá-la= clique em Instruções para participaç=E3o em ST.

Os Textos Completos são obrigatórios no ato da inscrição, e imprescindíveis para a avaliação de seu Coordenador, poderão ser revistos de 1 a 15 de junho.

=SPAN style="FONT-SIZE: 12pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-fareast-font-=amily: 'Times New Roman'; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-fa=ily: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">

As inscrições para inscrição em minicurso estão no=link Minicursos e para visualizá-las clique em Instruções para participação=em Minicurso.

FACED

Abrem hoje, dia 14, e vão até a próxima sexta-feira, dia 18, as inscrições
para interessados em participar do projeto PEC/Extensão da Faculdade de
Educação (FACED). O projeto disponibiliza vagas em algumas disciplinas do
curso de graduação em Pedagogia ao público não vinculado à Universidade.
Cada pessoa pode se inscrever em até duas disciplinas gratuitamente. Serão
fornecidos certificados aos participantes. Interessados devem se inscrever
das 10 às 15h30min, na sala 921 da FACED (Av. Paulo Gama, s/nº - Campus
Centro). Mais informações pelo telefone 3308.3098.

II Jornada de Estudos Clássicos UFES - Chamada e Programação

Caros colegas,
Relembramos que está aberta a inscrição de trabalhos para a II Jornada de Estudos Clássicos da UFES, que será realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2011, no campus de Goiabeiras, UFES, Vitória-ES.
O tema deste ano é “Rito e celebração na Antiguidade”. Convidamos professores, pesquisadores e alunos a apresentarem comunicações sobre tópicos relacionados ao tema do evento. Os resumos da comunicações propostas não devem ultrapassar 200 palavras, e devem vir acompanhadas de: título; nome e titulação do autor; instituição a que o autor se vincula; três palavras-chave. Os resumos devem ser encaminhados até o prazo máximo de 31 de março de 2011 para o email estudos.classicos.ufes@gmail.com

Projeto Mega: história e perspectivas das obras completas de Marx e Engels

Projeto Mega: história e perspectivas das obras completas de Marx e Engels

A MEGA – abreviação alemã da Marx Engels Gesamtausgabe - é um grande projeto para publicação das obras completas de Marx e Engels. Um esforço que já envolveu centenas de pesquisadores de diversos países e que dura quase 100 anos. Ele conheceu várias fases e teve inúmeras sedes. O objetivo do atual projeto é a publicação dos 114 volumes, que compõe a obra conhecida dos dois pensadores alemães. Atualmente cerca de 50% deste trabalho foi realizado. Portanto, uma parte significativa de sua elaboração teórica continua inédita - ou pouquíssimo conhecida do público.

Rolf Hecker é professor e presidente da Associação de apoio à edição MEGA e da revista Contribuiçöes para a pesquisa sobre Marx e Engels - Nova série., membro da Sociedade Leibniz de Ciências de Berlim e da Associação Helle Panke. Ele é autor e colaborador de várias publicações que tratam da produção teórica e política de Marx e Engels.

Asociación Argentina de Retórica (AAR)

Estimados colegas:
Adjuntamos la primera circular del I Congreso Internacional de Retórica, auspiciado por la Asociación Argentina de Retórica (AAR), que se desarrollará en la Universidad Nacional de Rosario, del 13 al y 15 de octubre de 2011.
Cordiales saludos,
Asociación Argentina de Retórica (AAR)
Comisión Directiva

Projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS

Projeto de Educação Patrimonial do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul - APERS
Oficinas de Educação Patrimonial "Os Tesouros da Família Arquivo" e
"Desvendando o Arquivo Público – Historiador por um Dia"
O Arquivo Público do Estado do RS convida alunos da Graduação em História para participarem da Capacitação de Oficineiros com vista a atuarem nas oficinas de Educação Patrimonial oferecidas pelo APERS às turmas de Ensino Fundamental no 1º semestre de 2011. O projeto ocorre desde 2009 e abre espaço para que alunos de graduação tenham contato com a metodologia e prática da Educação Patrimonial. A participação no projeto ocorre nas modalidades: Estágio Curricular obrigatório em Educação Patrimonial ou Horas Complementares (certificado mínimo de 40 horas).
Interessados devem enviar e-mail para acaoeducativa@sarh.rs.gov.br com nome, número do RG, curso, semestre e telefones para contato.
Período de Inscrição: 18 de Fevereiro a 21 de Março de 2011.
Início das Atividades: 22⁄03⁄11.
Carga Horária: 40 horas – distribuídas em 5 encontros de capacitação e 6 encontros de prática.
Os encontros de capacitação ocorrerão nos dias 22, 24, 29 e 31 de Março de 2011 + Etapa de observação a ser agendada. Os encontros de formação serão oferecidos pela manhã (a partir das 9h) ou pela tarde (a partir das 14h), a posterior participação como oficineiros ocorrerá de acordo com a disponibilidade de horários dos interessados.
Em anexo encaminho o cataz para divulgação das oficinas.
Atenciosamente,
Natália Silva
Projeto Ação Educativa - APERS
Fone: (51)3288-9117

A classe média alta porto-alegrense

A classe média alta porto-alegrense

Aula Pública - 50 anos da Legalidade

Clique na Imagem para ampliar!

terça-feira, 15 de março de 2011

Viva o Centro a Pé – Dia 26 de março - Cemitérios

CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS

Viva o Centro a Pé – Dia 26 de março

Cemitérios

O que: Caminhada Orientada.

Quando: dia 26 de março, sábado. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.

Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.

Horário: 10h.

Roteiro, 26 de março: Cemitério da Santa Casa e cemitério Evangélico.

Duração: aproximadamente 2 horas.

Quem orienta: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho: Pesquisadora de Arte Funerária, Professora, Mestre em Artes Visuais pelo IA/UFRGS, Especialista em Patrimônio Cultural pelo IAD/UFPel, Membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC) e participa da Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).

O Caminho dos Antiquários:

A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar basta doar uma lata de leite em pó, ou um quilo de feijão, ou arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Maiores informações pelo telefone 3333-1873.

Realização

Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.

Apoio: Cia. Carris

domingo, 13 de março de 2011

Documentário - A Revolução Francesa - History Channel

Documentário do History Channel sobre a Revolução Francesa. Narrando desde o casamanto de Luís XVI com Maria Antonieta da Áustria, até a execução de Maximilien  Robespierre.
A Revolução Francesa alterou todo o quadro social e político na França, tendo como marco a Queda Bastilha em 14 de julho de 1789.

Vou postar a parte 1 do vídeo aqui no blog.

Aviso aos colegas, quem quiser esse documentário em DVD, me procure na FAPA. ;)

Abraços,

Estágios!

Caros visitantes,
Segue o site do planalto à respeito das leis de estágio no Brasil, setor gerado devido as políticas de tercialização que, como sempre, não funcionam. Abraços, Dariva.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm