sexta-feira, 6 de maio de 2011

IX Jornada de História e Cultura de Porto Alegre

O Curso de História promoverá entre os dias 06 e 10 de junho, das 18h às 19h 20min, no anfiteatro do prédio 1 da FAPA a “IX Jornada de História e Cultura de Porto Alegre”. Esta atividade de extensão de 08 horas, com entrada franca, socializará os conhecimentos recentemente produzidos que tiveram como foco a cidade de Porto Alegre. A programação do evento, em detalhes, pode ser visualizada em anexo.
As inscrições podem ser feitas no site da FAPA clicando no link www.fapa.com.br⁄inscricao até o dia 03 de junho. Os participantes que desejarem certificação poderão solicitá-la no protocolo do prédio administrativo até a semana do evento. O custo do certificado é R$ 10,00.

Dica de leitura

Acabei de ler nessa semana um livro sobre as "idades" da história e da historiografia...muito bom, indico a todos que tem interesse pela historiografia,mas ainda está "patinando"! O livro vai fazendo todo um panorama sobre a dita "história da historiografia" ou a "história antes da historiografia".

Pra quem está cursando as cadeiras de introdução a história e/ou principalmente a teoria, e está tendo dificuldades para síntese do conteúdo, o capítulo 1 é bem útil num panorama geral, tipo "resumão".

Idades da história de Marcos Antonio Lopes pela EDIPUCS

STF reconhece união homossexual como entidade familiar



O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, como união estável ou entidade familiar a união homoafetiva. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie.

Pela decisão do Supremo, os homossexuais passam a ter reconhecido o direito de receber pensão alimentícia, ter acesso à herança de seu companheiro em caso de morte, podem ser incluídos como dependentes nos planos de saúde, poderão adotar filhos e registrá-los em seus nomes, dentre outros direitos.

As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado.

Facilidade

A decisão do STF deve simplificar a extensão desses direitos. Por ser uma decisão em duas ações diretas de inconstitucionalidade - uma de autoria do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e outra pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat -, o entendimento do STF deve ser seguido por todos os tribunais do país.

Os casais homossexuais estarão submetidos às mesmas obrigações e cautelas impostas para os casais heterossexuais. Por exemplo: para ter direito à pensão por morte, terá de comprovar que mantinha com o companheiro que morreu uma união em regime estável.

Pela legislação atual e por decisões de alguns tribunais, as uniões de pessoas de mesmo sexo eram tratadas como uma sociedade de fato, como se fosse um negócio. Assim, em caso de separação, não havia direito a pensão, por exemplo. E a partilha de bens era feita medindo-se o esforço de cada um para a formação do patrimônio adquirido.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

revista HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES

repassando...
Prezados Colegas, Amigos e Camaradas
Temos a satisfação de informar que a revista HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES, editada regularmente e de forma periódica desde 2005, encontra-se disponível on line.
Estão disponíveis na íntegra as quatro primeiras edições:
1. Golpe de 1964 (2005)
2. Comunicação, Cultura e Linguagem (2006)
3. Escravidão, Trabalho e Resistência (2006)
4. América Latina Contemporânea (2007)
Estão disponíveis, ainda, a Capa, o Sumário e a Apresentação das seguintes edições.
5. Trabalhadores e suas organizações (2008)
6. Imperialismo: teoria, experiência histórica e características contemporâneas (2008)
7. Estado e Poder (2009)
8. Questão Agrária e Reforma Agrária (2009)
9. Teoria da História (2010)
10. Militares e Luta de Classes (2010)
O endereço eletrônico é www.projetoham.com.br
As edições de número 5, 6, 7, 8, 9 e 10 podem ser adquiridas pelo e-mail historiaelutadeclasses@uol.com.br
A edição de número 11, com o dossiê Criminalização e Violência, será lançada em maio de 2011.
Registramos nosso agradecimento ao Laboratório de Microfilmagem e Digitalização da Unioeste, que viabilizou a digitalização das revistas, e ao Projeto História e Análise Midiática, coordenado pela Profa. Dra. Carla Luciana Silva, por viabilizar a hospedagem on line.
COMISSÃO EDITORIAL HISTÓRIA & LUTA DA CLASSES

Especial Dossiê Foucault

http://www.unicamp.br/~aulas/numero3.htm

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

http://classica.org.br/index.asp

Mais um pouco do carequinha pós-moderno

Não sou eu que estou postando Foucault de novo, é a Juliana, ah tri! kkkkkkk
Lá vai mais coisa do careca, novamente escrito pela Rago...

http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6120/3624

(nota volume 1, número 1...viu a precocupação com o estudo do careca no estado vem desde cedo, kkkkk, brincadeira)

Abraços,
Renata

terça-feira, 3 de maio de 2011

9ª Semana Nacional de Museus

9ª Semana Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus e o Ministério da Cultura lançaram dia 25 de abril, o guia do evento que terá a participação de 1006 museus de todo o país e tem a programação completa da 9ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 16 a 22 de maio. A publicação traz informações sobre os cerca de 3 mil eventos programados pelos museus e instituições participantes em mais de 500 cidades brasileiras.Neste ano, a Semana Nacional de Museus terá participação de 1.006 museus e instituições culturais de todos os estados do país que integrarão a programação, oferecendo eventos como exposições, oficinas, espetáculos de música, teatro e dança, seminários, exibição de filmes e outras atrações.A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, no âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).
veja a programação completa aqui.
Abraços,
Dariva

A Atualidade do Império Romano

http://www.rtv.unicamp.br/MostraVideo.php?xfile=130408582243c24.flv

A Atualidade do Império Romano

Greg Woolf

CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS 14/05/11

CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS

Viva o Centro a Pé – Dia 14 de maio

Caminhada Literária

O que: Caminhada Literária.

Quando: dia 14 de maio, sábado.

Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.

Horário: 10h.

Roteiro, 14 de maio: Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias até a Praça da Caridade, atualmente Praça Dom Feliciano. Descer a rua da Praia até Livraria do Globo, encerrando na Praça XV.

Duração: aproximadamente 2 horas.

Quem orienta: Luis Augusto Fischer, formado em letras, é professor de literatura brasileira na UFRGS. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo, e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária. Seus maiores sucessos de vendas são o “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004). Em 2005 publicou seu primeiro texto de ficção, “Quatro Negros”. Em 2008 publicou outra novela com o nome de "Duas águas", e em 2009 o "Dicionário Colorado".

O Caminho dos Antiquários:

A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelo telefone 3333-1873.

Realização

Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.

Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

Mais infomações no site do CHC

NEARCO

Repassando...
Estimados Pesquisadores,

venho através deste informar que estamos recebendo artigos para publicação na revista eletrônica NEARCO.O periódico contará com um dossiê temático sobre Sexualidade no Mundo Antigo. As normas de publicação para o NEARCO, se encontram em seu site. A nossa revista se encontra com o Qualis B3 fornecido pelo CAPES e se encontra indexada com o ISSN:1982-8713. O Prazo término para envio dos artigos será até
30/06/2011 e a revista será publicada no segundo semestre de 2011.
Site com as normas:
http://www.nea.uerj.br/nearco/normasdepublicacao.html
Cordialmente,

Carlos Eduardo Campos

Professor Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em História Política da UERJ

Pesquisador do Núcleo de Estudos da Antiguidade
Membro do CEHAM - UERJ
Editor do Jornal Philia e da Revista Eletrônica NEARCO

Esse é pra quem é da FAPA!!!

Como já postei hoje o esse é pra quem é da PUCRS resolvi colocar uma saída de campo da FAPA!
Seguinte gente, a Letícia(aluna) estava falando hoje que ela e mais o Diego Reis estão organizando uma viagem para Santo Angelo e São Miguel das Missões com a saída dia 07/10. Ano passado essa saída não aconteceu em virtude do valor, mas esse ano vai sair bem mais barato. Dae é só porcurar eles ali nas salas 1102 e 1104. Quanto mais gente for mais barato fica!
Abraços,
Renata

segunda-feira, 2 de maio de 2011

REUNIÃO DO GT NEGROS

REUNIÃO DO GT NEGROS

DATA: 08 de maio de 2011 (sábado)
HORÁRIO: às 9h - 12h
PAUTA: SEMINÁRIOS DEBATES 2011, 9º JORNADA ESTADUAL DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E DEMAIS PROJETOS EM ANDAMENTO.

SOLICITANTE: GT Negros: História, Cultura e Sociedade (Por Arilson dos Santos Gomes)

LOCAL: SEDE DA ANPUH-RS/
Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul


Rua Caldas Júnior, 20 – Sala 24 – Centro - Porto Alegre
RESERVADO EM: 01/05/2011

Essa é pra quem é da PUCRS

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Fortalecimento da Fundação Pública na América Latina, patrocinada pela Fundação Botín. Alunos dos cursos de Economia, Administração, Direito, História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia da PUCRS terão oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional na Espanha ou nos Estados Unidos. As bolsas são oferecidas por meio do Programa Ibero Americano de Fortalecimento Institucional.

O procedimento pode ser feito até às 20h do dia 6 de maio e podem ser feitas no Núcleo de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão, sala 116 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O curso ocorre de outubro a dezembro deste ano e para participar é preciso ter entre 19 e 22 anos, ter de 50% a 70% dos créditos concluídos no curso em que está matriculado, rendimento superior ou igual a 8 e domínio da língua inglesa em nível intermediário. Informações pelo telefone (51) 3320-3656 ou no site www.fundacionmbotin.org.

50 novos livros digitais

Olá pessoal, está disponível 50 novos livros digitais da Unesp, fora a transmição com os autores.

Abraços, Dariva

http://agencia.fapesp.br/13785

Agência FAPESP – A partir desta quarta-feira (27/4), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizará gratuitamente 50 novos livros digitais.

Segundo as responsáveis pela iniciativa, a Editora Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os títulos integram o selo Cultura Acadêmica (lançado em 1987, o segundo da Fundação Editora da Unesp) e dão continuidade à Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download.

Após o lançamento, cujo início está previsto para as 9h, os autores concederão entrevistas individuais para a Web TV, projeto da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da universidade. Cada entrevista terá 15 minutos e será dividida em dois blocos, sendo o primeiro das 11h30 às 12h30, e o segundo, das 14h às 17h.

A coleção teve sua primeira fase em 2010, quando foram lançadas 44 obras. Desde então, foram registrados mais de 50 mil downloads e cerca de 205 mil acessos.

Segundo os organizadores, a meta do projeto é publicar mil títulos em dez anos, permitindo maior acesso à produção acadêmica da Unesp.

A Editora Unesp fica na Praça da Sé, 108, no Centro de São Paulo. O lançamento da Coleção Propg Digital será no 7º andar do auditório.

A Web TV também fará a transmissão ao vivo do lançamento pelo endereço: www.unesp.br/tv.

domingo, 1 de maio de 2011