sexta-feira, 6 de maio de 2011
IX Jornada de História e Cultura de Porto Alegre
Dica de leitura
Pra quem está cursando as cadeiras de introdução a história e/ou principalmente a teoria, e está tendo dificuldades para síntese do conteúdo, o capítulo 1 é bem útil num panorama geral, tipo "resumão".
Idades da história de Marcos Antonio Lopes pela EDIPUCS
STF reconhece união homossexual como entidade familiar
Por Felipe Recondo | Agência Estado – qui, 5 de mai de 2011
extraído de: http://br.noticias.yahoo.com/casais-gays-poder%C3%A3o-adotar-filhos-registr%C3%A1-los-225000609.html
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, como união estável ou entidade familiar a união homoafetiva. "O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie.
Pela decisão do Supremo, os homossexuais passam a ter reconhecido o direito de receber pensão alimentícia, ter acesso à herança de seu companheiro em caso de morte, podem ser incluídos como dependentes nos planos de saúde, poderão adotar filhos e registrá-los em seus nomes, dentre outros direitos.
As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado.
Facilidade
A decisão do STF deve simplificar a extensão desses direitos. Por ser uma decisão em duas ações diretas de inconstitucionalidade - uma de autoria do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e outra pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat -, o entendimento do STF deve ser seguido por todos os tribunais do país.
Os casais homossexuais estarão submetidos às mesmas obrigações e cautelas impostas para os casais heterossexuais. Por exemplo: para ter direito à pensão por morte, terá de comprovar que mantinha com o companheiro que morreu uma união em regime estável.
Pela legislação atual e por decisões de alguns tribunais, as uniões de pessoas de mesmo sexo eram tratadas como uma sociedade de fato, como se fosse um negócio. Assim, em caso de separação, não havia direito a pensão, por exemplo. E a partilha de bens era feita medindo-se o esforço de cada um para a formação do patrimônio adquirido.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
revista HISTÓRIA & LUTA DE CLASSES
Prezados Colegas, Amigos e Camaradas
Mais um pouco do carequinha pós-moderno
Lá vai mais coisa do careca, novamente escrito pela Rago...
http://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6120/3624
(nota volume 1, número 1...viu a precocupação com o estudo do careca no estado vem desde cedo, kkkkk, brincadeira)
Abraços,
Renata
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Irônia "cult"
vale apena conferir pra rir um pouco...
Abraços,
Dariva
http://www.tresoldi.pro.br/tiago/pomo.html
terça-feira, 3 de maio de 2011
9ª Semana Nacional de Museus
9ª Semana Nacional de Museus
veja a programação completa aqui.
Abraços,
Dariva
CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS 14/05/11
CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS
Viva o Centro a Pé – Dia 14 de maio
Caminhada Literária
O que: Caminhada Literária.
Quando: dia 14 de maio, sábado.
Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Horário: 10h.
Roteiro, 14 de maio: Viaduto Otávio Rocha, Av. Duque de Caxias até a Praça da Caridade, atualmente Praça Dom Feliciano. Descer a rua da Praia até Livraria do Globo, encerrando na Praça XV.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Quem orienta: Luis Augusto Fischer, formado em letras, é professor de literatura brasileira na UFRGS. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo, e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária. Seus maiores sucessos de vendas são o “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004). Em 2005 publicou seu primeiro texto de ficção, “Quatro Negros”. Em 2008 publicou outra novela com o nome de "Duas águas", e em 2009 o "Dicionário Colorado".
O Caminho dos Antiquários:
A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações pelo telefone 3333-1873.
Realização
Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.
Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
NEARCO
Estimados Pesquisadores,
venho através deste informar que estamos recebendo artigos para publicação na revista eletrônica NEARCO.O periódico contará com um dossiê temático sobre Sexualidade no Mundo Antigo. As normas de publicação para o NEARCO, se encontram em seu site. A nossa revista se encontra com o Qualis B3 fornecido pelo CAPES e se encontra indexada com o ISSN:1982-8713. O Prazo término para envio dos artigos será até
30/06/2011 e a revista será publicada no segundo semestre de 2011.
Site com as normas:
http://www.nea.uerj.br/nearco/normasdepublicacao.html
Cordialmente,
Carlos Eduardo Campos
Professor Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em História Política da UERJ
Pesquisador do Núcleo de Estudos da Antiguidade
Membro do CEHAM - UERJ
Editor do Jornal Philia e da Revista Eletrônica NEARCO
Esse é pra quem é da FAPA!!!
Seguinte gente, a Letícia(aluna) estava falando hoje que ela e mais o Diego Reis estão organizando uma viagem para Santo Angelo e São Miguel das Missões com a saída dia 07/10. Ano passado essa saída não aconteceu em virtude do valor, mas esse ano vai sair bem mais barato. Dae é só porcurar eles ali nas salas 1102 e 1104. Quanto mais gente for mais barato fica!
Abraços,
Renata
segunda-feira, 2 de maio de 2011
REUNIÃO DO GT NEGROS
DATA: 08 de maio de 2011 (sábado)
HORÁRIO: às 9h - 12h
PAUTA: SEMINÁRIOS DEBATES 2011, 9º JORNADA ESTADUAL DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E DEMAIS PROJETOS EM ANDAMENTO.
SOLICITANTE: GT Negros: História, Cultura e Sociedade (Por Arilson dos Santos Gomes)
LOCAL: SEDE DA ANPUH-RS/
Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul
Rua Caldas Júnior, 20 – Sala 24 – Centro - Porto Alegre
RESERVADO EM: 01/05/2011
Essa é pra quem é da PUCRS
O procedimento pode ser feito até às 20h do dia 6 de maio e podem ser feitas no Núcleo de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão, sala 116 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O curso ocorre de outubro a dezembro deste ano e para participar é preciso ter entre 19 e 22 anos, ter de 50% a 70% dos créditos concluídos no curso em que está matriculado, rendimento superior ou igual a 8 e domínio da língua inglesa em nível intermediário. Informações pelo telefone (51) 3320-3656 ou no site www.fundacionmbotin.org.
50 novos livros digitais
Olá pessoal, está disponível 50 novos livros digitais da Unesp, fora a transmição com os autores.
http://agencia.fapesp.br/13785
Agência FAPESP – A partir desta quarta-feira (27/4), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizará gratuitamente 50 novos livros digitais.
Segundo as responsáveis pela iniciativa, a Editora Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os títulos integram o selo Cultura Acadêmica (lançado em 1987, o segundo da Fundação Editora da Unesp) e dão continuidade à Coleção Propg Digital, que oferece obras inéditas para download.
Após o lançamento, cujo início está previsto para as 9h, os autores concederão entrevistas individuais para a Web TV, projeto da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da universidade. Cada entrevista terá 15 minutos e será dividida em dois blocos, sendo o primeiro das 11h30 às 12h30, e o segundo, das 14h às 17h.
A coleção teve sua primeira fase em 2010, quando foram lançadas 44 obras. Desde então, foram registrados mais de 50 mil downloads e cerca de 205 mil acessos.
Segundo os organizadores, a meta do projeto é publicar mil títulos em dez anos, permitindo maior acesso à produção acadêmica da Unesp.
A Editora Unesp fica na Praça da Sé, 108, no Centro de São Paulo. O lançamento da Coleção Propg Digital será no 7º andar do auditório.
A Web TV também fará a transmissão ao vivo do lançamento pelo endereço: www.unesp.br/tv.domingo, 1 de maio de 2011
O Dia que Durou 21 anos
Abraços,
Dariva
http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA