quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O SURGIMENTO DA PROPRIEDADE PRIVADA NA GRÉCIA E O CULTO AOS ANCESTRAIS

Por: Fábio Melo


A Heláde foi durante séculos palco de sussecivas invasões de povos indo-europeus. No princípio se sabe que a região do Peloponesso e das ilhas do mar Egeu, principalmente a ilha de Creta, eram habitadas pelos Pelágios, um povo provavelmente autoctone da região. Por volta dos anos 1500 a 1200 a.C. Com os deslocamentos dos vários povos de raíz indo-européia, da Asia central, levas destes povos acabaram chegando à atual Grécia pela regiãos dos Balcãs em busca do mar. Os primeiros indo-europeus que se instalam no Peloponesso são os Aqueus. Os Aqueus provavelmente entraram em contato com os Pelásgios e assimilaram parte de sua cultura. Assim como também entraram em contato com os cretenses, famosos por seu império comercial no Egeu. Por volta do ano de 1400 a.C. Os Aqueus após tantos anos de contato com os diversos povos acabaram dominando os cretenses e assim constituindo uma das mais brilhantes civilizações da antiguidade ocidental, a civilização Micênica. Os micênicos dominaram o comércio do Egeu. É deste período que se tratam as epopeias homéricas( Ilíada e Odisséia). Enquanto os micênicos dominavam o mar Egeu e boa parte da peninsula do Peloponesso, outros povos indo-europeus, também se instalam na regiaão da Heláde, são os Jonios e Eolios. Entretanto o povo que mais transformou a sociedade micênica e as demais da região do Egeu, foram os Dórios. Também indo-europeus e detentores de armas de ferro, os Dórios ao invadir o peloponesso logoforam se instalando. Os demais povos que ali habitavam( micênicos, Jonios e Eólios) não tinham um sistema de propriedade da terra, não havia nada que lhes garantissem a posse de um local. O que, de fato, os faziam donos de um lugar era a tradição. Esta tradição remontava aos tempos dos primeiros indo-europeus que chegaram à Grécia. E seus descendentes mantinham um culto aos ancestrais que não lhes garantia a posse da terra mas delimitava simbolicamente que o lugar pertencia à alguém. Com a invasão de um povo hostil, os Dórios, era necessário que os cultos aos ancestrais continuassem, e para isso a posse do lugar deveria se defendida e resguardada.
A antiga religião dos indo-europeus ingluênciou concerteza a religião dos antigos gregos. O historiador Georges Dumézil tem trabalhos escritos sobre tal assunto. Entretanto, é preciso resaltar que essa religião primitiva que mais tarde iria dar suporte a grande mitologia é uma religião doméstica. Ainda não tem o careter fabuloso dos heróis e criaturas monstruosas. A propriedade privada na grécia, surge com a invasão Dórica. Contra estes invasores, os antigos gregos utilizam sua religião doméstica como um tipo de resistência. Afinal, se a terra não tinha dono, como defende-la de invasores? Como impedir que esses ´´estranhos´´ se apoderem do lugar onde é prestado culto aos antepassados? É necessário proteger esta terra. É preciso proteger o culto que se faz através dela.
Em sua obra mais conhecida, ´´ A Cidade Antiga´´, o historiador francês do séc. XIX, Fustel de Coulanges, dedica alguns capitulos aos rituais de culto aos ancestrais na antiga helade.
O fato é que no período que vai da invasão dos Dórios até o chamado periodo classico é um intervalo de cerca de 400 anos( c. 1200 a.C. - 800 a.C.). desta ´´época obscura´´, a Helade emerge como de um ´´milagre grego´´ com uma civilização altamente refinada e regida por um panteão de deuses e deusas com características humanas. Além deste aspecto cultural, a grécia surge como um mosaico de Cidades-estado intependentes entre sí e que no periodo classico vão muitas vezes se bater em combates violentos, pondo fim ao esplendor de 500 anos de cultura e pensamentos gregos. Com efeito, o fato é que a grécia, vista em sua multiplicidade de ramos da grande ´´familia´´ indo-européia que se instalaram na região, através de um culto primitivo dos ancestrais acaba criando a propriedade privada da terra. De certa forma esta propriedade vai mais tarde alcançar o nível aristocrático do detentores do poder político ( da Polis) em regiões onde a invasão dórica foi mais combatida, como Atenas e as demais cidades-estado Jônicas.

Um comentário:

Anônimo disse...

lixos socialistas